A primeira resposta a funcionar, ainda que sem instalações próprias, foi o Centro de Convívio (CC), com acordo com a Segurança Social, desde 3 de Junho de 1991. Em 1995, o CSPF já dispunha de um equipamento com as condições necessárias para implementar a resposta social de Centro de Dia (CD). Esta resposta social teve início em 1 de novembro do mesmo ano.

A resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) começou a funcionar, em 1996, com acordo com a Segurança Social, celebrado a 30 de Dezembro.

Em 2009, o CSPF decidiu alargar a sua ação implementando mais duas respostas: Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e Creche. Para o efeito foi necessário proceder à ampliação do edifício, de modo a comportar o acolhimento de 45 utentes, em cada uma das respostas. Esta ampliação teve o apoio do programa PARES. Para ambas as respostas foi celebrado acordo com a Segurança Social, embora não contemple a totalidade dos lugares.

Desde maio de 2012, o Centro, também, presta serviços no âmbito da resposta Cantina Social, com Acordo com a Segurança Social.

Em dezembro de 2014, a Comissão Europeia aprovou o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), e o Centro  passou a fazer parte das Instituições parceiras. Mediante esta parceria, a Instituição passou a distribuir géneros alimentares às pessoas mais carenciadas, referenciadas pela equipa de Ação Social do Concelho de Ourém.